terça-feira, 7 de junho de 2016

O desafio da melhor Pizza- por Fernando Gonçalves

Acho que já comentei por aqui que o pizzaiolo oficial lá de casa é meu marido. Outro dia, João e eu quisemos fazer uma surpresa e reproduzimos a massa da Pizza dupla do sOgro, substituindo parte da farinha branca por integral. Ficou divina. João e eu ficamos orgulhosos do resultado e o papai adorou.
Postei novamente o link do blog com a receita e o Fernando, filho do sOgro, afirmou que a pizza dele é melhor que a do pai.
Sendo assim, ele enviou o passo a passo da pizza dele.

Que tal testar uma e outra e dar sua opinião nos comentários?

Foto: Fernando Gonçalves

Massa:
500g de farinha de trigo (de preferência, farinha 00);
300ml de água gelada (de preferência água mineral);
1 colher de sopa de açúcar;
1 colher de chá de sal;
20g (1 sachê) de fermento biológico seco;
E mais +/- 100g de farinha, que não serão misturados à massa.

Em uma vasilha, misture a farinha e o sal. Em outra, a água, o fermento e o açúcar. É muito importante fazer duas misturas separadas, para que o fermento possa reagir em contato com o açúcar, e sem a interferência do sal. Quando o fermento começar a agir (isso pode ser percebido pela formação de bolhas na superfície), junte as duas misturas e bata incessantemente, até que a massa fique em ponto de soltar das mãos. 
OBS.: À primeira vista, pode parecer que a proporção está errada. Existem muitas variáveis que influenciam na consistência da massa (a temperatura ambiente, por exemplo). Pode bater tranquilamente, que, depois de um tempo, ela se tornará uma mistura homogênea.
Deixe a massa descansar na geladeira por no mínimo 3 a 4 horas (quanto mais tempo melhor, desde que dentro da geladeira), para que o fermento entre em ação e a massa dobre de tamanho. 
Divida a massa em 4 partes iguais, e estique-as com a ajuda de um rolo, usando a farinha extra para não deixá-la grudar nem no rolo, nem na superfície utilizada.

Molho:

O grande segredo da pizza não está na massa, e sim no molho e na cobertura, por isso, é muito importante utilizar ingredientes de primeira linha para se obter o melhor dos sabores.
400g (1 lata) de Tomates Pelados (na falta, podem ser utilizados tomates crus);
4 dentes de alho;
3g (1 sachê) de orégano;
1 colher de chá de sal;
1 colher de chá de azeite extravirgem;
1 pitada de pimenta do reino (pode ser utilizada qualquer outra pimenta de preferência);
Algumas gotas de molho inglês.

Bata no liquidificador, até misturar tudo. Depois espalhe quantidade suficiente para cobrir a massa, sem encharcá-la. É muito importante não exagerar na quantidade de molho, ou corre-se o risco de a massa ficar solada. Da mesma forma, o ideal é espalhar o molho somente na hora de botar os outros ingredientes e levar a pizza ao forno. Se o molho for posto com antecedência, a massa vai absorvê-lo, e não ficará crocante.
Cubra com queijo mozzarela e com o que mais desejar.
Como sugestão, as minhas preferidas são:

- 3 Queijos (mozzarela, gorgonzola e requeijão tipo Catupiry) – a mozzarela serve como base, o requeijão dá a cremosidade e o gorgonzola dá o toque especial de sabor;


- Verde (alho picado, salsa e cebolinha também picadas, a gosto) – essa não é muito comum, e é um sucesso todas as vezes que eu faço);
- Tomate Seco com Alicci – o tomate seco puxa o sabor para o doce e o alicci para o salgado. Gosto dessa para ser uma das últimas (de preferência a última), por ter o sabor bem acentuado.

Participe e vote na melhor pizza. 
Aguardo seu voto nos comentários.
Obrigada

Nenhum comentário:

Postar um comentário