domingo, 26 de julho de 2015

Risoto de Baião ou Baião de Risoto?



Fiz uma rápida incursão à feira na última sexta com uma amiga só pra pegar uma informação. Resultado, duas sacolas cheias de alimentos lindos e orgânicos voltaram comigo pra casa.

Lá na feira já íamos conversando sobre as preparações em que eles seriam estrelas.

Já mencionei aqui algumas vezes que adoro Baião, adoro Risoto, amo arroz! E como sou eu quem cozinha mais aqui em casa, todos o amam da mesma forma.

A ideia inicial era um baião vegetariano. Só isso. Queria aproveitar uns leguminhos que cortei outro dia pra fazer um ensopado com cevadinha. Quando comecei a separar os ingredientes, cadê o arroz??????? Tinha acabado e ninguém percebeu (isso mostra que não sou a única a fazer comida aqui em casa, rsrsrsrs). E agora?

Arroz arbóreo sempre tem porque ninguém cozinha um quilo de risoto em casa então ele sempre sobra (ainda bem).

Tenho as duas receitas aqui já publicadas e vale dar uma espiada nelas (Risoto e Baião). Vou descrever aqui o que fiz nessa tarde de domingo e podem aproveitar o melhor de todas.

Depois da falta de arroz, os legumes viraram um caldo conforme descrevo abaixo.

As medidas são aproximadas. Ouse colocar mais ou menos de acordo com suas preferências.

Para o caldo:

Cenoura (01 pequena)

Batata (02 pequenas)

Chuchu (1/2 pequeno)

Alho (3 dentes)

Louro (3 folhas pequenas)

Talos de salsinha (1 mole)

Folhas de salsinha (adoro, então coloquei o que tinha, 1/3 do mole)

Folha de alho poró (01 grande)

Água filtrada (o suficiente para cobrir os legumes)

Sal a gosto

Pimenta do reino moída a gosto

Dourar o alho na panela e colocar os legumes picados (não se preocupe com a forma, serão processados). Cobrir com água, conforme descrito e colocar pra ferver. Colocar o louro, os talos e a folha de alho poró. Reduzir o fogo e deixar até que os legumes estejam macios. Usei o mixer para transformá-los em um caldo e acrescentei a salsa no momento de processar. Volte a panela ao fogo baixo e deixe reduzir. Colocar sal e pimenta a gosto.

Para o restante do prato:

Feijão de corda (01 mole – aproximadamente 300g debulhado)

Arroz arbóreo (01 xícara)

Cebolas pequeninas cortadas em quadradinhos (usei 4 daquelas roxinhas adocicadas, você compra o mole a R$ 1,50 na feira orgânica). Pode usar uma cebola pequena comum.

Alho (04 dentes)

Quinoa hidratada (usei ¼ de xícara)

Pimentão cortado em quadradinhos (1/2 pequeno)

100g queijo coalho em quadrados médios

Alho poró em rodelinhas refogado no azeite (1/2 grande)

03 ovos cozidos

Louro a gosto

Sal e Pimenta a gosto

Azeite a gosto

Debulhamos o mole de feijão de corda Márcio, João e eu. Excelente programa família, rsrsrs. Sempre compro fora da vagem mas fiquei seduzida por eles


Colocar os feijões pra cozinhar em uma panela com água, sal e umas folhas de louro sem que cozinhem muito. Quando ele está bom a água fica meio marrom. Experimente vez ou outra pra encontrar o ponto que mais lhe agrada. Quando estiverem al dente, reserve e mantenha a água fervendo em fogo brando pra usar no risoto.

Em uma panela colocar a cebola e o alho espremido e dourar levemente. Acrescentar a quinoa escorrida e o arroz, refogar e ir regando com a água do feijão e mexendo. Sempre mantenha a panela com caldo, não deixe secar. Acrescentei duas conchas médias do caldo de legumes. Repetir o processo até que o arroz esteja al dente (ou ao seu gosto). Nesse momento a panela deve ter um caldo grosso. Colocar o pimentão e o feijão e mexer. Fechar a panela e acrescentar o queijo, mexendo para que ele fique por baixo de tudo.

João não consome produtos lácteos então foram duas panelas que se distinguiram apenas no momento de acrescentar o queijo.
Servir com coentro, ovo cozido e o alho poró refogado.

Rendimento: 04 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário