domingo, 5 de maio de 2013

Ensopado do Trabalhador

Com tantos disparates nos preços dos alimentos, fica um pouco difícil decidir cozinhar uma determinada receita, acaba saindo muito caro.

(Quase) Sempre quando abrimos a geladeira temos uma infinidade de produtos a nossa disposição e se tivermos uma boa dose de criatividade, poderemos transformá-los em pratos divinos e o melhor, evitar desperdícios!

No último primeiro de maio, quando comemorávamos o dia do trabalhador, cozinhei um ensopado de carne com baixo custo.

Pensando em nós, trabalhadores e merecedores que somos, decidi por um prato restaurador e revigorante e que pode ser feito sem muitos mistérios.


Adoro ensopados e claro, cada um tem o seu próprio modo de fazer essa receita que as avós de nossas avós já faziam.

Carne de segunda, poucos ingredientes, nada de tomate - carissímo! (usei extrato), cenoura, cebola, caldo de carne, salsinha que já estava no finalzinho rolando na geladeira, buquê garni e a velha e boa panela de pressão (se for daqueles que não usam de jeito nenhum é só aumentar - bastante, o tempo de cozimento).

Como bons trabalhadores que somos, incrementamos com um ovinho.


No segundo tempo, kkkk, sabendo que faltava algo, colocamos mais caldo no prato e um pouco de farinha de mandioca (esse ingrediente foge do "baixo custo" pois o quilo da farinha está absurdamente alto). O que antes era comida de escravos e índios, agora só pode ser comprado vez ou outra. Agora só na Casa Grande!

Além do ovo e da farinha, arroz branco com alho poró pra acompanhar.


Ingredientes para o ensopado

1,5 kg de acém limpa e cortada em cubos grandes
02 cebolas médias cortadas em cubos grandes
02 cenouras médias cortadas em pedaços médios
04 colheres de sopa de extrato de tomates
1,5 l de caldo de carne
Algumas folhas de salsa para decorar
Azeite

Modo de Preparo

Na panela de pressão, colocar um pouco de azeite e deixar a cebola suar. Quando estiver transparente, acrescentar as cenouras e mexer por uns 05 minutos.
Acrescentar o extrato e deixar caramelizar, mexendo vez ou outra. Quando estiver bem dourado, acrescentar o caldo e deixar ferver.
Em uma frigideira, selar a carne dos dois lados e juntá-la ao caldo. Jogar uma concha de caldo na frigideira e aproveitar todo o suco liberado pela carne, incorporando-o ao molho.
Deixei na pressão por 40 minutos e a carne ficou uma manteiga.
Depois, fogo baixo, sem pressão para engrossar o molho. Se estiver com pressa, pode usar amido de milho diluído para dar mais consistência.  


2 comentários:

  1. Na veia, a arte de escrever! Na panela, a criatividade e o prazer! Bom gostos! Parabéns! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta honra! Muito obrigada, querida poetisa!!!
      Um grande beijo!

      Excluir