sábado, 1 de dezembro de 2012

Spaghetti alla Carbonara do Chef Ruy


Há alguns meses não víamos nosso amigo Ruy.
Papo vai papo vem, depois de matarmos um pouco as saudades, não resisti e pedi a ele que nos preparasse seu delicioso prato italiano, um Spaghetti alla Carbonara, sucesso total!
 Ele não resistiu ao apelo de uma jovem grávida (kkkk) e ainda me autorizou a compartilhar com todos essa receita maravilhosa, leve e de muito bom gosto.
Receita simples, delicada, excelente pra um almoço especial.
Nunca me atrevi a fazer, mas o Ruy é meu amigo, né...
Melhor que ele, não sei se consigo!

Ingredientes
500g de spaghetti n° 8 Grano Duro de boa qualidade
05 gemas médias
250g de bacon de boa qualidade em pequenas tiras (não usar aqueles que já vem cortados, prefira os inteiros e mais magros)
01 caixinha de creme de leite

 Modo de fazer
Cozinhar o macarrão em água fervente (1 litro para cada 100g de macarrão, dessa forma não gruda - dica do Ruy) com uma colher de sopa de sal (acrescentar quando começar a ferver) de modo que fique al dente.
Preparar uma panelinha com água para banho Maria.
Em uma frigideira, fritar o bacon e reservar.
Escorrer o macarrão.
Misturar a gema ao creme de leite e reservar. Levar a mistura ao banho Maria, acrescentar uma pitada de sal e mexer, não deixar que a mistura ferva.
Na mesma panela em que o macarrão foi cozido, misturar a massa, o creme de leite com a gema e o bacon.
Servir em uma travessa.
Alguns fazem esse prato com queijo parmesão mas o Ruy prefere não por. Aprendeu essa receita na Itália e absorveu o modo italiano de preparar esse prato digno de um jantar de reencontro.
Para a Márcia, vegetariana, reservou parte do macarrão para uma Aglio e Olio (Alho e Óleo).

Enquanto escrevo e observo todo o movimento da cozinha, vou me alimentando com tantos aromas ...
Um brinde à amizade!

2 comentários:

  1. Olá, acabei de me mudar para Aracaju, gostei muito do seu blog e já favoritei. Também gosto bastante de cozinhar. Estou anotando suas dicas e receitas!

    Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria! Que prazer!
      Seja bem vinda ao blog e a Aracaju. Além de receitas tem algumas dicas de lugares bem bacanas pra você conhecer. Na seção "contato", tem meu e-mail e facebook, se precisar de qualquer coisa é só me acionar.
      Na seção "Sem medo de errar" tem alguns lugares daqui que valem uma visita, enfim, temos muito o que conversar. Estou as ordens. Beijos e obrigada.

      Excluir