Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Risoto de carne seca com abóbora

Adoro quando meus finais de semana começam na sexta, duram muito mais! E essa sexta-feira, 18 de novembro, foi mais que especial! O final de semana foi bem agitado. Completei nove anos de muito amor, companheirismo, cumplicidade, amizade entre tantas outras coisas boas que compartilho com meu marido. Depois encontramos com amigos que não víamos há muito tempo. Foi tão bom que achei que nem ia ter pique pra cozinhar nada.
Não aguentei! Fiquei pensando no que tínhamos em casa e me lembrei de um pedaço de abóbora lindo que eu tinha comprado uns dias atrás. Tinha arroz arbóreo, um pouco de vinho branco, queijo parmesão... Comprei um pedaço de carne seca (charque) e o resultado foi o risoto que vos apresento:
Não quero que pareça que as receitas sempre terão um toque nordestino, não é o caso. Aqui a culpa foi da abóbora que estava linda e apetitosa, sem destino certo.
Eu simplesmente amo risotos! São fáceis de fazer, rápidos, podem ser feitos com vários ingredientes principais, ficam deliciosos, e vamos combinar, tem um certo glamour. Podem ser feitos com camarões, cogumelos diversos (com funghi secchi fica maravilhoso pois usa-se no preparo a água da hidratação do cogumelo), com vegetais e mais um monte de outras combinações. Esse que apresento agora tem como astros a carne seca e a bela abóbora!
Ingredientes
400 g de abóbora cozida
500g de carne seca desfiada
01 colher manteiga para cozinhar
01 colher de manteiga gelada para finalizar o prato
01 cebola média em cubos pequenos
01 xícara de arroz arbóreo
100 g de queijo parmesão
01 taça de vinho branco seco + 01 pra beber enquanto cozinha...
700 ml de caldo de legumes (usei knorr líquido potinho)
Azeite à gosto
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto
Salsa e cebolinha pra decorar
Uma forma prática de cozinhar a abóbora é envolvê-la em um papel alumínio, temperá-la com sal e pimenta e levar ao forno até que fique macia.
A carne seca foi dessalgada três vezes, depois cozida na panela de pressão pra então ser desfiada.
Modo de preparo
Colocar parte da manteiga em uma frigideira, refogar a cebola, sem deixar que ela doure. Assim que ela ficar transparente, colocar o arroz arbóreo (arroz típico para risotos), mexer bem para que todo o arroz seja envolvido na mistura. Regar com o vinho e deixar cozinhando até que o arroz perca a cor nas pontas. A panela, em nenhum momento do preparo, jamais deve ficar seca.
Aos poucos e, mexendo bem para o arroz soltar o amido, acrescentar o caldo de legumes (quente). Vai se formando na panela um creme aveludado, resultado da ação do amido (por isso deve-se usar um arroz próprio para o prato). Cozinhar até que o grão esteja al dente.
Quando faltarem umas três conchas pra terminar o caldo, acrescentar a abóbora cozida e mexer bem, espalhar sobre o arroz a carne seca desfiada e regar o preparo com o restante do caldo. Colocar o queijo ralado e mexer bem. Provar e ajustar os temperos. Desligar o fogo e colocar a colher de manteiga pra finalizar.
Servir ainda quente, regar com azeite e decorar com cebolinha e salsinha.
Rendimento: 04 porções

Bebemos o restante da garrafa do vinho branco Benjamim, da Nieto Senetiner, Chardonnay, 2011, bem geladinho. O preço médio está em torno de R$ 20,00, e é facilmente encontrado.

7 comentários:

  1. Amigaaaaaaaaaa, lindo os seus pratos e deliciosas as receitas... parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Janaína, adorei o blog. Muito bonito, de comer com os olhos! Faz a gente ter vontade de cozinhar! E você escreve de um jeito leve, muito legal!

    ResponderExcluir
  3. Tive o prazer de provar o risoto e tava MARAVILHOSO. Vou tentar fazer.
    Jucélia

    ResponderExcluir
  4. Agradeço muito a todas vocês e estou muito feliz com o apoio de todos os meus amigos. Muito obrigada!
    Depois quero que comentem quando fizerem as receitas!!!!!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Jana...Vou fazer...depois te falo como ficou!!
    Agradecida querida...bjss..mami

    ResponderExcluir
  6. Hummmm...deliciaaaaa
    bjss
    mami

    ResponderExcluir
  7. Babando com esses pratos.... Quero comer todos os salgados.

    ResponderExcluir